13. A Vila de São Carlos, depois Campinas

As florestas davam lugar à cultura de cana-de-açucar

As florestas davam lugar à cultura de cana-de-açucar

"Campinas, cidade nascente e arrabaldes simpáticos.
Francisco Álvares Machado, que eu tinha conhecido em 1825 em Porto Feliz, me convida para vir a Campinas; e nesta cidade, então vila de São Carlos, fixei a minha residência."

"Campinas, também chamada São Carlos, cidade nascente, bastante vasta, bem povoada, rica pela cultura em grande escala da cana-de-açucar, e pela fabricação desse produto e da aguardente. Seus arrabaldes são agradáveis em razão dos sítios cultivados, multiplicidade de casas e engenhos de açucar. O comércio sobrepuja ao das outras cidades próximas, com exceção de Itú. A concorrência traz a barateza das mercadorias."

Fazenda próxima de Campinas, de Antônio Manoel Teixeira

Fazenda próxima de Campinas, de Antônio Manoel Teixeira

A Vila de São Carlos tornou-se cidade de Campinas em 1842. No texto histórico, "Campinas Antiga", do historiador Benedito Otávio, publicado na Revista do Centro de Ciências, Letras e Artes de  Campinas, em 31 de março de 1908, Campinas tinha as seguintes características, em 1935, época que Hércules Florence lidava com suas invenções e agricultura:

"A população urbana e rural, pois, deve ser avaliada, na quadra de que nos ocupamos, em 10.000 habitantes.

E destes, era Antônio Manoel Teixeira o mais importante fazendeiro. Esse homem, notável por vários títulos, fora nomeado prefeito do município em virtude da lei n. 18 de 11 de abril de 1835, logo revogada, e possuía 192 escravos de ambos os sexos, 2 fábricas de açucar produzindo anualmente 3.500 arrobas do redondo, 500 do mascavo e 5.000 do branco. Colhia em suas propriedades 1.800 arrobas de café e davam-lhe os engenhos, por ano, 3.000 canadas de aguardente.

Sejam-nos desculpadas estas minúcias, que tem mais de almanaque do que de história. Tudo quanto se refere ao berço é grato recordar. Entretanto - ai de nós! - tão pouco sabemos do passado!"

Fazenda próxima de Campinas, de Antônio Manoel Teixeira

E a cidade de Campinas ficou com a característica desejada por Hércules Florence. Não só a Pindova, mas todas as espécies de palmeiras enfeitam a paisagem urbana campineira.