O funcional, o fantástico, e
o sublime em Gaudi


Antoni Gaudi, nasceu em Reus, em 1852 e faleceu em Barcelona, em 1926. Sua obra está presente na paisagem urbana viva de Barcelona e no panorama fértil da cultura espanhola. 
Gaudi era um homem simples e sábio. Em seus projetos arquitetônicos harmonizava o funcional ao fantástico. O gosto pela estética árabe, gótica e barroca sempre esteve presente em seus trabalhos. Em 1900, nas obras do Park Güell (1900-14), trabalhou segundo uma concepção arrojada de moradia integrada à natureza. Enquanto  desenvolvia esse projeto, com a participação dos arquitetos  auxiliares e artesãos, era solicitado para a reforma da Casa Batllò (1904-06), a construção da igreja da colônia Güell (1908-04), e a casa da família Milá ou Pedrera (1906-1910). A partir de 1918, Gaudi se dedicou à construção da Igreja Sagrada Família, cujo projeto havia sido iniciado em 1883. Nela, passou os últimos anos de sua vida, morando e trabalhando. Antes de sua morte pode ver acabada a fachada do Nascimento e uma de suas torres. A obra continua,  integrando-se ao Patrimônio da Humanidade.


Park Güell  

Dentro do Park Güell foram construídas 3 casas das 60 que formavam o projeto. A interrupção de sua construção foi devido a problemas da Guerra.




A Casa-Museu de Gaudi é uma das três, construídas com a participação do arquiteto Francesc Berenger, um dos mais fiéis e eficazes colaboradores de Gaudi. Esta casa foi terminada em 1905 e adquirida por Gaudi que passou a viver nela em 1906. Depois de sua morte, em 1926, foi vendida a uma família italiana, cujos herdeiros a ofereceram  à entidade "Amigos de Gaudi", em 1960. Adquirida, foi  destinada ao "museu sentimental"  de Gaudi, inaugurado em setembro de 1963.

Quase centenário, o Parque Güell depara-se com a realidade de estar circundado pela cidade. Sem conseguir realizar a vocação de condomínio, a obra arquitetônica perdeu o sentido de função para o de objeto estético. O novo conceito do morar que ela trazia reapareceu na arquitetura residencial dos dias atuais.